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Alinhamento Digital

O alinhamento do veículo serve para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-a perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Ele pode ficar comprometido com os choques do pneu na calçada, buracos nas pistas e também em acidentes de trânsito.

Quando o veículo está desalinhado, as bordas dos pneus se desgastam mais rapidamente, comprometendo o desempenho do veículo, a vida útil dos pneus, e o aumento do atrito do pneu com o solo gerando mais consumo de combustível.

  • Alguns sinais de manutenção
  • Desgaste irregular dos pneus
  • Perda de estabilidade
  • Aumento do consumo
  • Direção puxando para o lado
  • Direção pesada

Balanceamento

O pneu balanceado permite que a roda gire sem provocar vibrações.

O balanceamento nas quatro rodas é absolutamente essencial para o conforto na condução e na manutenção do desempenho dos pneus

Vibração do volante e Barulhos em determinadas velocidades são sinais de manutenção.

Freios

O sistema de freios é composto de fluído transmite a força do pedal de freio para as rodas do veículo e também lubrifica o sistema de freio internamente. As borrachas e aglomerantes vedam o sistema de freio e o metal aloja os componentes de borracha e o fluído permitindo a pressão no sistema para a transmissão de força na hora de freiar o veículo.

O sistema de freio é comporto por:

  • Cilíndros
  • Freio de mão
  • Discos
  • Flexíveis
  • Lona/sapata
  • Pastilhas
  • Pinça
  • Servo de freio
  • Válvula equalizadora
  • Fluídos

Troca de òleo

A especificação do óleo é definida por dois parâmetros: viscosidade e nível de desempenho API. Os dois primeiros números determinam a fluidez do lubrificante ou viscosidade na partida a frio, e os últimos a fluidez a 100 ºC.

Apesar de cada veículo ter uma especificação, a recomendação geral é a substituição de óleo e filtro juntos, pois o filtro impede a circulação de impurezas no motor.

Suspensão

O sistema de suspensão do carro serve para aumentar o atrito entre os pneus e o solo, fornecendo estabilidade e controle na direção e também assegurando o conforto ao dirigir.

A suspensão absorve e dissipa a energia dos impactos com o solo sem causar uma oscilação indevida no veículo, minimiza a transferência de peso do veículo de um lado para outro e de frente para trás e também transfere o peso do carro durante as curvas do lado mais baixo do carro para o mais alto.

O sistema de suspensão é composto por:

  • Amortecedores
  • Buchas
  • Bieletas
  • Molas
  • Terminais
  • Pivôs
  • Caixa de direção
  • Terminais e barras de direção
  • Junta homocinética
  • Rolamentos
  • Coxins
  • Batentes
  • Retentores
  • Bandeja
  • Braço de suspensão
  • Cubo de roda

O sistema de suspensão garante o conforto e a estabilidade ao dirigir. A falta de manutenção pode reduzir a vida útil do veículo e comprometer a sua segurança.

Cambagem

Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Seu valor é denominado “ângulo de cambagem” e será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo.

A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo. Um angulo de caster exagerado torna a direção pesada.